MUNDO HISTÓRIA |
Faz hoje 70 anos após 1.º ataque nuclear da história da humanidade. A 1.ª bomba atómica foi lançada na cidade de Hiroshima, no Japão durante a segunda Guerra Mundial.
QUANDO ?
A 6 de Agosto de 1945, um avião norte americano sobrevoou a cidade de Hiroshima e lançou uma bomba atómica de urânio causando de imediato a morte a 80 mil pessoas civis, numero este que aumentou para 140 mil devido a radiação de urânio que permaneceu na atmosfera.
Foi um grande desafio para a medicina pois não havia dados concretos de como tratar corpos atingidos pelo urânio.
CAUSAS
70 anos depois após o lançamento da bomba atómica que provocou de imediato um raio de destruição e morte num perímetro de vários km de distância, muitos permanecem com traumas psicológicos permanentes e irreversíveis.
Muitos emigraram para outros países fugindo da radiação altamente perigosa para o corpo humano.
Desde 1956 que muitas das mortes que ocorrem naquela cidade se deve a doenças relacionadas com radiação de urânio empobrecido. Muito morreram de cancro de pulmão, estômago, fígado ou de leucemia.
Os transtornos mais comuns na população continua a ser a nível psicológico, stress pós traumático e depressão.
MUNDO HISTÓRIA |
Todos os anos a 6 de Agosto pela manhã tocam os sinos na cidade de Hiroshima, Japão onde se faz 1 minuto de silencio em memória das vitimas mortais.
Em geral todos os Japoneses tentam esquecer este dia triste para o humanidade, mas torna-se difícil esquecer com tamanha violência de destruição e perdas humanas.
MUNDO HISTÓRIA |
Paul Tibbets foi o norte americano que lançou a 1.ª bomba atómica na Terra sob ordens dos seus superiores hierárquicos, enquanto pilotava um bombardeiro B-29 baptizado por "Enola Gay" a 6 de Agosto de 1945.
Três dias depois, a 9 de Agosto de 1945 voltou a lançar na cidade de Nagasaki voltando a matar de imediato cerca de 40 mil pessoas.
Dias depois a 15 de Agosto de 1945 o Japão rendeu-se terminando assim a segunda guerra mundial da história da humanidade.
NOTAS
Paul Tibbets morreu a 2.11.2007 com 92 anos de idade em Ohio, Estados Unidos da América.
Calcula-se que após a bomba ter atingido a terra num raio de 1 quilometro, as temperaturas tenham atingido 6 mil graus celsius, matando carbonizado de imediato todo o ser vivo nesse perímetro.
As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram reconstruidas, mas a história continua bem presente nos familiares da vitimas mortais com a perda dos seus entes queridos.
Sem comentários:
Enviar um comentário